Plano Estratégico

Eixos estratégicos

A intervenção é enquadrada pelos seguintes Eixos Estratégicos inter-relacionados, associados às 3 Linhas de Orientação estabelecidas para o Plano Estratégico:

A. Inovação Organizacional
no âmbito da fileira, propiciando a criação de um ambiente institucional forte no apoio ao desenvolvimento do setor, e também no seio do próprio CCPAM (ao qual competirá um papel na liderança daquele processo e do próprio sistema);

B. Investigação para a eficiência na Produção e para a inovação de produto e criação de valor acrescentado
baseada numa articulação crescente entre a atividade científica e as necessidades e expetativas dos agentes económicos e sociais e na melhoria da comunicação de seus resultados e de conhecimento;

C. Desenvolvimento e sustentabilidade de procura e oferta de produtos e serviços do setor das PAM nos mercados interno e externo
alicerçados na qualidade de produtos e serviços, na segurança de consumidores e dos profissionais do setor e numa ação colaborativa estratégica dos seus atores.

Não havendo um orçamento pré-estabelecido para a sua execução, o presente Plano Estratégico apresenta-se como um quadro geral de intervenção que visa – no período considerado – responder às necessidades prioritárias de Investigação e Inovação identificadas para as plantas aromáticas e medicinais e dos óleos essenciais, criando a oportunidade para os membros do CCPAM estabeleceram as matérias específicas, metodologias, parcerias e metas mais adequadas à concretização das ações preconizadas.

Por outro lado, o fomento duma ampla participação na sua execução e na definição de ações futuras, inscrito nos seus próprios objetivos, pressupõe o caráter dinâmico do Plano, que se assume aberto à introdução de novas áreas de intervenção e às reformulações das agora propostas.

Cumpre aos membros do CCPAM, numa lógica de partilha de informação e de colaboração, desenvolver as ideias, organizar as parcerias, procurar financiamento, tendo em vista a concretização dos objetivos acordados.

PE 2018/ 2022 – pdf