Turismo e circularidade foram temas em debate no Encontro de Produtores de Évora

Na passada quarta-feira, 28 de Junho, decorreu em Évora, nas instalações da CCDR Alentejo, um “Encontro de Produtores e outros agentes de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM)”, conduzido por Clara Lourenço, da ADCMoura, e um Workshop sobre “Projeto DECISO e soluções circulares no setor PAM”, dirigido por Rosa Onofre (Directora de serviços de Ordenamento de Território, CCDR Alentejo), no quadro do Deciso project – DEvelopers of CIrcular SOlutions.

Esta iniciativa, organizada pela ADCMoura, em representação do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, em articulação com a CCDR Alentejo, tem em vista a participação dos produtores de PAM e de óleos essenciais – particularmente os instalados na região – na construção de modelos de negócio “circulares” e na perspectivação de medidas de apoio e financiamento respectivos a propor a nível regional (desde logo) e extra-regional.

Durante o Encontro de Produtores, foram debatidas, entre outros assuntos, propostas de organização de iniciativas promocionais colectivas, estabelecendo-se próximos resultados a concretizar. Ainda neste Encontro, foi apresentado o projecto “Turismo de Aromas”, pela Arquitecta Leonor Picão, da Turismo de Portugal, na presença também de representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Foram ainda apresentadas comunicações sobre PAM e Saúde e PAM e Turismo, no âmbito do Projeto PAM4Wellness, por Ana Oliveira e Celso Lopes da Universidade da Beira Interior – UBI

O projeto DECISO – DEvelopers of CIrcular SOlutions, financiado no âmbito do programa HORIZON EUROPE, tem como objectivo o desenvolvimento de esquemas de financiamento dirigidos a iniciativas de economia circular. Nesse âmbito, serão implementados quatro projectos-piloto em sectores diferentes, nas regiões de Hamburgo, Noroeste da Alemanha, Oeste da Macedónia e Alentejo. O projeto-piloto do Alentejo incide sobre o sector agroalimentar.

No Alentejo, pretende-se que o envolvimento de partes interessadas no projecto contribua para o desenvolvimento de um conceito relacionado com o agroalimentar, de pelo menos dois planos de negócio associados a soluções sistémicas, e para a identificação de directrizes para esquemas de financiamento relacionados com o agroalimentar, que outras cidades e regiões europeias podem usar para suas iniciativas de economia circular.